sexta-feira, 16 de setembro de 2011

NOVAS DESCOBERTAS

 
 A partir da criação desta proposta do Desafio de Aprendizagem da Pós-graduação em Metodologia e Gestão em EAD, fez com que eu pensasse muito sobre a Educação a Distância, assim como a utilização de TIC's (Tecnologias da Informação e da Comunicação). Hoje tenho utilizado em minha atividade docente mais deste recurso e estou em busca de novas informações a respeito. Por isto que, na busca de um blog para acompanhar relacionado ao tema EAD, acabei escolhendo acompanhar o blog de uma pessoa de minha cidade que tem como objetivo indicar vídeos e recursos para fins educacionais. http://educa-tube.blogspot.com/ .
Uma proposta que tenho é continuar utilizando este espaço do blog para comunicação com meus alunos e contatos, após a conclusão da tarefa do DA.
Em relação também a EAD tenho pensado sobre o paradigma EAD e Ensino Presencial. Sinceramente, ainda estou neste processo de reconhecimento e estudo sobre o assunto. Mas o que tem sido gratificante é poder discutir com alguns colegas sobre esta modalidade de educação e não só com colegas professores, mas de outras profissões também.
Tinha até como objetivo fazer um debate em meu blog sobre a postura do Conselho do Serviço Social sobre a modalidade EAD, mas não consegui ter acesso novamente ao vídeo que este conselho criou. Já havia conversado com algumas colegas da área do Serviço Social para realizarmos esta discussão, mas não foi possível sem o vídeo.
Por ser muito novo para mim, ainda não consegui participar de forma ativa nos debates visitados, mas com certeza pude ampliar significativamente meus conhecimentos em relação a temática.O blog que eu consegui interagir um pouco mais foi o que citei que tem referencia aos TIC's,mas mesmo assim ainda de forma muito "tímida".
O outro blog que visitei e acompanhei foi: http://blog.joaomattar.com/ Muito bom também com milhares de informações, nas quais ainda estou tentando elaborar.

Fatores que sofreram REFLEXÕES neste processo de aprendizagem:
  • Uso de TIC's: estou utilizando muito mais em minhas aulas e até mesmo no meu trabalho enquanto Psicóloga;
  • A própria questão da DISTÂNCIA TRANSACIONAL o quanto podemos muitas vezes até estar perto do aluno, mas não existir este espaço pedagógico adequado;
  • Pela experiência como aluna neste pós em EAD, vivenciar a necessidade de disciplina e organização de estratégias para acompanhar o estudo a distância. Pois está exigindo muito mais de mim do que talvez se fosse presencial;
  • O meu papel de aluna, mas também de professora;
  • Vivências em outras épocas da vida de participar de EAD, na verdade já vivenciei todas as gerações de EAD: correspondências, fitas de vídeos e on line (Nunca tinha pensado nisto);
  • Outro fator de reflexão e até mudança de atitude foi em relação às Redes Sociais. Passei a utilizá-las como ferramenta de aprendizagem, assim como passei a estimular meus alunos para o uso das mesmas;
  • Ainda estou na busca de mais informações em relação: aos Mundos Virtuais, apresento muita resistência;

Nenhum comentário:

Postar um comentário